SERVIÇO & VOCAÇÃO

A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados.  Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um plano organizado, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos em diferentes setores. Esses setores são chamados “Pastorais, Grupos e Movimentos”.

FAÇA PARTE DE NOSSA FAMÍLIA

Conheça um pouco sobre a infinidade de trabalhos desenvolvidos pelas nossas Pastorais, Grupos e Movimentos.

Igreja Pews_croped

Pastoral da Liturgia

A Pastoral da liturgia tem por objetivo organizar e preparar as Santas Missas, celebrações, horas santas e procissões, portanto tem uma natureza comunitária.  A liturgia compreende os serviços de equipes que em nome da comunidade eclesial planejam sua vida litúrgica, preparam e avaliam as celebrações e qualificam ministros  e servidores para eficiente e eficaz desempenho de suas funções . A equipe da liturgia é, então o coração da pastoral litúrgica e da Igreja.

Coordenadora:

Maria Anália

Menina que Praying

Pastoral da Catequese

A catequese é a formação permanente da Fé que se inicia no ventre materno e vai até o final da vida. Seu objetivo mais amplo é a formação básica do Catolicismo, visando à recepção do Sacramento da Comunhão e a perseverança na comunidade. Esta é uma tarefa que deve ser de responsabilidade de todos os cristãos e não apenas do catequista.
A preparação para os sacramentos é uma das etapas da Catequese. A catequese é um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas.

Coordenadora:

Maristela

1480030022300536.jpg

Pastoral de Rua

Assiste as pessoas necessitadas que passam fome e frio, tais como: menores abandonados, mendigos, moradores de rua, através da distribuição de sopa e agasalhos, bem como a promoção humana, através do resgate da autoestima e dignidade.

Coordenadora:

Ivone

cathopic_1485880488405603.jpg

Pastoral Missionária

Ir ao encontro das pessoas anunciando o evangelho.

Coordenadora:

Claudia Augusta

logo-pastoral-da-saude_fundo-azul.png

Pastoral da Saúde e Esperança

Faz acompanhamento de todos os enfermos da paróquia e dá suporte às famílias que perderam seus entes queridos.

Coordenador:

Pastoral Vocacional

Equipe que trabalha no despertar e no acompanhamento das diversas vocações e ministérios da igreja.

Coordenadora:

Lindalva

fotografiareligiosa_1552581147.jpg

Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia

É um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística  devem ser homens e mulheres reconhecida idoneidade cristã, fé esclarecida, adequada preparação doutrinal, comunhão eclesial e vida cristã íntegra; ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã; ter recebido o sacramento do matrimônio, se viver em união conjugal; demonstrar fé na presença sacramental do Senhor, sólida piedade eucarística e comunhão frequente; ter compromisso na vida pastoral da comunidade que vão servir; ter a devida maturidade humana, honestidade reconhecida e comportamento equilibrado; possuir nível cultural adequado à comunidade que vão servir; ter boa aceitação pela comunidade a que se destinam.

Coordenadora:

Maria de Fátima

bíblia

Pastoral do Acolhimento

É a Pastoral que acolhe as pessoas na comunidade paroquial. Acolher significa oferecer refúgio, proteção ou conforto. É mostrar com gestos e palavras, que a comunidade paroquial é o espaço onde se pode encontrar essa segurança.

Coordenadora:

Maria Antônia

moradia-1.png

Pastoral da Moradia

Nasceu em 2000, fruto de um grupo de casais que tinham um sonho: fazer algo de concreto para ajudar as pessoas. E esse sonho tornou-se realidade.

A Pastoral da Moradia desenvolve um projeto sem fins lucrativos e que reúne pessoas que procuram contribuir para a melhoria de condições de vida de inúmeras famílias carentes que se encontram morando em condições desumanas: em barracos de lona, papelão e restos de material. 

Além da construção física da casa, há o resgate da cidadania e a aplicação do Evangelho na prática. As famílias percebem a presença de Deus vivo, por meio da ação concreta e solidária da Pastoral.

Coordenadora:

Maria José

Pastoral dos Acólitos

Acólito é um membro da Igreja Católica, instituído ou não, que auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa.

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

Coordenador:

Gabriel Fagundes

cathopic_148432961896136.jpg

Setor Juventude

Ação organizada dos jovens para aprofundar a vivência da fé e dos compromissos de transformação social, na busca de evangelizar outros jovens e de contribuir na transformação da realidade.

Coordenador:
Alex Baliza

5cbd3227fe653cf7c26fe328e4fb9517.png

Pastoral das Diaconias

Organiza, estrutura e acompanha as pequenas comunidades que são formadas no âmbito da paróquia, para a leitura da Bíblia, partilha da vida e orações diversas.

Coordenadora:

Lila

1479311051734942.jpg

Pastoral do Dízimo

Tem dimensão religiosa, social e missionária. 

A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente.

O que é o dízimo?

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.

Coordenador:

Humberto Matsuda

nova_identidade-990x990.png

Pastoral da Comunicação

É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação.Estrutura e organiza todo o serviço de comunicação da Paróquia com a produção de jornal, envio de spot (notícias) para rádios, televisões e cuida da manutenção do site, aplicativo e redes sociais.

Coordenador:

Leonardo Bruno

cathopic_1522028950686862.jpg

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo ministra momentos de espiritualização sobre o Sacramento do Batismo à luz do anúncio da Boa Nova. O objetivo da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.

 

Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo deve-se ter consciência de que a graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus e templo do Espírito Santo.

Coordenadora:

Neuza Leonel

cathopic_1494151618392028.jpg

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por voluntários conhecidos como agentes de pastoral. Tem por objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Coordenador:

Valdir Maciel

cathopic_150504294739426.jpg

Pastoral da Pessoa Idosa

Trabalha com a pessoa idosa, assegurando a aceitação e valorização, bem como o respeito a seus direitos.

A Pastoral da Pessoa Idosa busca proporcionar uma melhor qualidade de vida para que eles possam ter saúde e participem ativamente das comunidades

Coordenadora:

Beth

Uma Paróquia
Uma Comunidade

Situada no coração do setor Nova Suiça, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges recebe todos os anos milhares de peregrinos e fieis. Suas trinta e uma pastorais, grupos e movimentos trabalham para semear a Boa Nova de Jesus na comunidade.

Expediente

(62) 3259-8374 

Whatsapp: (62) 98410-0165

Rua C-252 Qd 589 Lt 12 

Setor Nova Suiça CEP 74280-160

Goiânia - Goiás

E-mail: paroquiasantaedwiges16.pascom@gmail.com

Conecte-se
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 por LB Comunicação e Marketing