SERVIÇO & VOCAÇÃO
A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados. Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um plano organizado, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos em diferentes setores. Esses setores são chamados “Pastorais, Grupos e Movimentos”.
FAÇA PARTE DE NOSSA FAMÍLIA
Conheça um pouco sobre a infinidade de trabalhos desenvolvidos pelas nossas Pastorais, Grupos e Movimentos.
Pastoral da Liturgia
A Pastoral da liturgia tem por objetivo organizar e preparar as Santas Missas, celebrações, horas santas e procissões, portanto tem uma natureza comunitária. A liturgia compreende os serviços de equipes que em nome da comunidade eclesial planejam sua vida litúrgica, preparam e avaliam as celebrações e qualificam ministros e servidores para eficiente e eficaz desempenho de suas funções . A equipe da liturgia é, então o coração da pastoral litúrgica e da Igreja.
Coordenadora:
Maria Anália
Pastoral da Catequese
A catequese é a formação permanente da Fé que se inicia no ventre materno e vai até o final da vida. Seu objetivo mais amplo é a formação básica do Catolicismo, visando à recepção do Sacramento da Comunhão e a perseverança na comunidade. Esta é uma tarefa que deve ser de responsabilidade de todos os cristãos e não apenas do catequista.
A preparação para os sacramentos é uma das etapas da Catequese. A catequese é um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas.
Coordenadora:
Marta Avila
Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia
É um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.
Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística devem ser homens e mulheres reconhecida idoneidade cristã, fé esclarecida, adequada preparação doutrinal, comunhão eclesial e vida cristã íntegra; ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã; ter recebido o sacramento do matrimônio, se viver em união conjugal; demonstrar fé na presença sacramental do Senhor, sólida piedade eucarística e comunhão frequente; ter compromisso na vida pastoral da comunidade que vão servir; ter a devida maturidade humana, honestidade reconhecida e comportamento equilibrado; possuir nível cultural adequado à comunidade que vão servir; ter boa aceitação pela comunidade a que se destinam.
Coordenadora:
Maria de Fátima
Pastoral da Moradia
Nasceu em 2000, fruto de um grupo de casais que tinham um sonho: fazer algo de concreto para ajudar as pessoas. E esse sonho tornou-se realidade.
A Pastoral da Moradia desenvolve um projeto sem fins lucrativos e que reúne pessoas que procuram contribuir para a melhoria de condições de vida de inúmeras famílias carentes que se encontram morando em condições desumanas: em barracos de lona, papelão e restos de material.
Além da construção física da casa, há o resgate da cidadania e a aplicação do Evangelho na prática. As famílias percebem a presença de Deus vivo, por meio da ação concreta e solidária da Pastoral.
Coordenadora:
Pedro
Pastoral dos Acólitos
Acólito é um membro da Igreja Católica, instituído ou não, que auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa.
A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.
Coordenador:
Gabriel Fagundes
Pastoral do Dízimo
Tem dimensão religiosa, social e missionária.
A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente.
O que é o dízimo?
O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.
Coordenador:
Claudio Rodrigues
Pastoral da Comunicação
É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação.Estrutura e organiza todo o serviço de comunicação da Paróquia com a produção de jornal, envio de spot (notícias) para rádios, televisões e cuida da manutenção do site, aplicativo e redes sociais.
Coordenador:
Leonardo Bruno
Pastoral do Batismo
A Pastoral do Batismo ministra momentos de espiritualização sobre o Sacramento do Batismo à luz do anúncio da Boa Nova. O objetivo da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.
Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo deve-se ter consciência de que a graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus e templo do Espírito Santo.
Coordenadora:
Neuza Leonel
Pastoral Familiar
A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por voluntários conhecidos como agentes de pastoral. Tem por objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.
Coordenador:
Valdir Maciel