História de Nossa Senhora Aparecida

DSC_5450_edited.jpg

A história de Nossa Senhora Aparecida começou em outubro de 1717, quando o então governador da Província de São Paulo, visitando a Vila de Guaratinguetá, foi homenageado com um banquete. Para isso, os pescadores Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia foram mandados pescar no Rio Paraíba do Sul, para fazer a refeição. No princípio, não conseguiram nada. Até que, depois de algum tempo, já cansados, lançaram novamente as redes, e ao retirá-la da água viram que trazia parte do corpo de uma imagem. Lançaram novamente a rede e esta trouxe a cabeça. Imediatamente, as redes ficaram abarrotadas de peixes.

Logo depois, as duas partes da imagem foram coladas e a pequena imagem foi levada para casa de Felipe Pedroso, colocada em rústico altar de madeira, onde o povo se reunia para rezar em louvor à Nossa Senhora, que foi chamada de Aparecida, porque apareceu na rede. Começava-se ali a devoção a Nossa Senhora Aparecida. As pessoas rezavam em louvor a Deus por ter presenteado aquela comunidade com aquela bela imagem. Depois, foi erguida uma capela em homenagem à Santa e, mais tarde, o Santuário antigo, localizado em Aparecida do Norte, bem no centro da cidade. Hoje, a imagem encontra-se no Santuário Nacional de Aparecida, o maior templo do mundo dedicado à Nossa Senhora, sagrado pelo Papa João Paulo II em 4 de julho de 1980. É o Santuário mais visitado do planeta, recebendo 8 milhões de peregrinos, anualmente.

Em nossa Paróquia, temos novena de Nossa Senhora Aparecida todos os sábados às 06h45.

A Solenidade de Nossa Senhora Aparecida é no dia 12 de outubro

Oração a Nossa Senhora Aparecida

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.

Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.

Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.

Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.

Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Pedido de Oração e Testemunhos

Obrigado pelo envio!