Orientações para o Sacramento do Batismo

Introdução

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos.

Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-os membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.

"Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

(Mt, 28,19)

Informações importantes:

a. Toda pessoa ainda não batizada pode ser batizada. O sacramento não pode ser negado àquela que o pede, a não ser que haja uma razão grave para isso.

b. Antes do Batismo das crianças, os pais ou responsáveis e padrinhos precisam participar do Curso de Batismo e solicitar o certificado de participação, que tem validade de 1 ano.

c. A inscrição para o curso e também para o batismo, deve ser feita antecipadamente na secretaria paroquial.

d. O curso acontece no 1º e 3º sábado de cada mês, das 14hs às 18hs, no salão do Centro Catequético Santa Edwiges.

Documentação Necessária

a. Certidão de nascimento da criança, sem a qual, em circunstâncias normais, não se deve marcar o batismo.

b. Certificado de preparação no Encontro de Preparação dos pais e dos padrinhos.

c. Comprovante de endereço dos pais.

d. Documentos pessoais dos pais e padrinhos.

e. Preenchimento de ficha de inscrição na secretaria paroquial

Padrinhos

a. Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha;

b. Seja escolhido pelos pais ou por quem lhes faz as vezes;

c. Tenha no mínimo 16 anos de idade;

d. Seja católico, confirmado, já tenha recebido o sacramento da Eucaristia e que leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;

e. Não pode ser pai ou mãe do batizando;

f. Que tenha condições éticas e morais para educar o "afilhado" na ausência dos pais, além de proceder com o suporte na educação cristã.